|
ESAMS
CURSOS ESAMS 2016
DESTAQUE
Com auditório lotado, ESA/MS realizou Aula Inaugural na última sexta

Na última sexta-feira (10), a Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS), realizou a Aula Inaugural de 2017. O evento aconteceu no Teatro Dom Bosco onde houve recorde de público para assistir a palestra do defesnor público Gustavo Junqueira.

O palestrante tem um currículo extenso. É professor universitário, mestre e doutor em Direito Penal pela PUC-SP. Por diversas vezes, em sua palestra, relembrava da importância de construção de edifícios acadêmicos sólidos e respeitáveis, na área do Direito Penal. De forma cativante, prendia a atenção do público e de maneira descontraída, pontuava exemplos do tema que veio debater, “Direito Penal Brasileiro entre a Lei e Ordem, o inimigo e as garantias”.

Junqueira resumiu a real necessidade de se ter uma estrutura mais adequada, se tratando de Direito Penal, Lei e Ordem. Citou alguns filósofos e engajou: “temos que desvincular crime de pobreza; não é verdade que a pobreza venha gerar criminalidade; precisamos parar de pensar apenas no indivíduo e começar a pensar no coletivo”.

Carismático, o palestrante agradeceu a oportunidade e acolhida de um auditório lotado  e destacou sua missão. “É bom sempre levar reflexões que eu considero importante, ainda mais do sistema de justiça de hoje, está em cheque, extremamente visículo e vem daí a responsabilidade de querer refletir mais, estudar mais e estar em mais lugares”.

Para o presidente da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS), Ricardo Pereira, a palestra foi um sucesso e marca formalmente as atividades inaugurais da entidade. “Conseguimos trazer um grande jurista, um grande pensador do Direito Penal que é o Gustavo Junqueira, e contamos com o apoio da advocacia bem como do movimento estudantil do estado de Mato Grosso do Sul”, avaliou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche compareceu e saudou todos os acadêmicos de Direito que ali estavam. Por estarmos no Mês da Mulher, Mansour cumprimentou todas as mulheres em nome da professora de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Rejane Alves de Arruda, a qual tem imensa admiração.

Em seu discurso, o presidente enalteceu a vez das mulheres dentro da Ordem, destacando que ao todo, somam mais de 500 mil advogadas em todo o país e ressaltou: “nunca fui do meio acadêmico, sempre fui advogado nato, mas sempre nutri uma admiração formidável aos professores porque eu entendo que aquele que transmite informação a outra pessoa, tem que merecer um respeito redobrado; parabéns a todos os professores pelo empenho e principalmente, aos gestores da ESA/MS que a cumprem, de maneira respeitosa”.

Já o conselheiro da Escola Nacional de Advogados (ENA), Luis Cláudio Pereira (Bito) aproveitou o ensejo do Mês da Mulher e saudou a todas em nome da professora da UCDB e UFMS, Andréa Flores, o qual foi digna de aplausos. Ele disse também da importância do papel que a ESA/MS vem desenvolvendo desde o começo da gestão atual, em qualificar e trazer mais cursos para advogados e destacou: “sem dúvida alguma, a ESA de Mato Grosso do Sul está na vanguarda das escolas de todo o país”.

Durante todo o ano de 2016, a ESA/MS atendeu mais de 10 mil alunos em quase 300 eventos. Os projetos “ESA Vai ao Interior” e “Terça Jurídica” continuam a todo o vapor. Para este ano, haverá o lançamento da Pós-Graduação de Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal e Direito Administrativo.

O secretário geral adjunto da OAB/MS Vinícius Monteiro Paiva, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogado, José Armando Amado, o conselheiro estadual Cerilo Calegari Neto, o vice-presidente da ESA/MS, Marcelo Radaelli e a secretária geral adjunta, Isa Maria Formaggio Marques estiveram presentes no evento.

MATERIAL DIDÁTICO
NEWSLETTER
Cadastre-se e recebe nosso informtivos em seu email!
MÍDIAS SOCIAIS